domingo, 20 de setembro de 2009

Competição nº 8 - 19ª CORRIDA RÚSTICA DO QUILO

Hoje foi mais um dia de prova, de rever os amigos, trocar idéias sobre treinos/corridas ,entre outras coisas. Um dia especial!!!

As 6:30 eu já estava de pé (mesmo a prova sendo quase do lado da minha casa e a largada prevista para as 9:15), pronto pra mais uma corridinha. Tomei um banho pra acordar de vez, em seguida tomei aquele café reforçado. Depois terminei de preparar as coisas, e claro me preparar psicologicamente ("definir a estratégia de prova") para prova.

Por volta das 8 horas decidir sair de casa. A principio eu iria de bike, o local da largada fica a mais ou menos 4 km aqui de casa, mas , ao pegar a magrela verifiquei que a mesma estava com o pneu traseiro furado. Então decidir ir caminhando, já aproveitando para aquecer o corpo. Trinta minutos depois eu estava chegando ao local de prova e , fui logo pegar o meu kit de participação (camisa + nº do peito).

Alguns minutos depois encontrei os amigos Marcelo e Gustavo, passamos então a trocar uma idéia sobre a prova, e os nossos treinos. Logo depois, apareceu o nosso amigo Osmar Santos que também conversou conosco.

Osmar Santos, Marcelo, Gustavo e Eu.

Dados Gerais:

Local: Joinville - SC;
Distância: 4,9 km
Valor da inscrição : 12 reais;
Hora da largada: 9:15
Trajeto : praticamente todo plano, com exceção de um subidinha com uma inclinção consideravel no começo da prova
Velocidade média : 12,26 Km/h
Pace:4:54
Tempo: 23:59 (não oficial).

Kit de Participação

Medalha e camisa de participação

Colocações:



Geral: 42º (de 81 )
Masculino: 40º (de 61 )
Categoria 20 - 29 : não teve



Descrição da prova:

Essa semana que passou não realizei nenhum treino de corrida. Isso, porque eu estava sentindo uma dor bem leve logo abaixo do tornozelo do pé direito, parte externa. Acredito que, essa dor seja em função do volume de treinamento, desta forma optei por substituir os treinos de corridas por de bike. Sendo assim, eu não esperava baixar o meu tempo nessa prova.

Um pouco antes da prova dei uma passadinha no banheiro para não perder o costume e fui me aquecer (um trote bem de leve por uns 15 minutos).

As 9:20 fui dada a largada, Marcelo, Gustavo e eu partimos juntos. No começo da prova, lá pelos 500 metros já enfrentamos uma subidinha. A essa altura o Gustavo já estava a uns 300 metros na minha frente e o Marcelo a uns 200 metros, seguir a prova no meu ritmo, próximo dos 12 km/h.

Até os 3 km estava tudo indo muito bem, passei com 14 minutos e peguei um copinho de água pra molhar a boca e refrescar o corpo. Porém, nos últimos 1200 metros passei a sentir um pouco o ritmo que eu vinha impondo, dando uma reduzida pra não quebrar de vez.

E graças ao meu amigo Marcelo que ao perceber que eu havia diminuído o ritmo , o mesmo me incentivou gritando: "vamo Diego que ta chegando", eu aumentei o ritmo para alcançá-lo, e conseguir. O seu incentivo me ajudou muito, gostei do espírito esportivo do Marcelo, mandou muito bem.

Sendo que, graças ao Marcelo e ao meu esforço em continuar correndo em um ritmo bom, no fim da prova eu ainda ultrapassei dois corredores e o melhor de tudo conseguir melhorar o meu tempo, fechei a prova em 23'59 (tempo ainda não oficial), o meu melhor tempo para os 5km era de 25'25". Após a prova eu decidir que tenho que investir mais em treinos intervalados e Fartlek, para ganhar mais velocidade e conseguir manter o mesmo ritmo a prova toda.



Algumas Fotos:



Pós-prova


Pós-prova


Osmar Santos e Eu.

4 comentários:

  1. PARABENS PELA PROVA ;DIVAGAZIN DIVAGAZIM.AGENTI VAI MIORANDO NEMESMO.OCE TEM TODA RAZAÕ QUANTO MAIS AGENTI TREINA MAIS NOIS MIORA U TEMPO.SI OCE COME UMA BROINHA DI FUBA OCE MIORA MAIS RAPIDO AINDA NEMESMO.ABRACÇO FICA COM DEUS;MINERINDIMINAS

    ResponderExcluir
  2. Bravo, Diego! Parabéns pela participação e pelo recorde na distância (belo tempo)! E também pelo relato, muito bem escrito. Que definição mais simples e melhor para um dia de corrida como "um dia especial". Perfeito! Muitos dias especiais pra você!

    Abração, boa semana e bons treinos.

    Fábio

    ResponderExcluir
  3. Dae Diego, hoje retomei minha leitura habitual de blogs, vi tua foto e fiquei espantando: Emagreceste um monte! Parabéns! E keep running.
    Grande Abraço, Frank (nacorrida.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  4. Valeu Diego.
    Parabéns pelo resultado e pelo recorde conseguido.
    E quanto aos treinos intervalados e de fartlek são essenciais para se ganhar velocidade.
    Se vc investir mais nestes dois tipos de treinamentos seus tempos vão baixar consideravelmente.
    Vá em frente que logo logo virá os pódios amigo.
    Abraços.

    tutta
    ubiratã-pr.
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir