terça-feira, 2 de novembro de 2010

Competição nº33 - 10ª Corrida da Serra da Graciosa


Local:Morretes - Pr
Data: 17/10/2010

Valor da inscrição : 60 reais
Hora da largada:9:00
Trajeto : muita subida...
Distância: 20 km

Vel. média : 9,35 km/h
Pace: 06:25
Tempo Líquido: 02:08:19

Colocações :

Geral: 260º(551)
Masculino : 244º (445)

Cat. 25-29 anos : 20º (24)






Essa historia começou há alguns meses atrás, quando participei da Corrida  do Rebouças em Curitiba. Na ocasião, fiz o meu melhor tempo até hoje nos 5 km, 21'30.  
Eu já havia visto algo sobre a corrida da Gaciosa na internet e,  os que falavam dela diziam que a prova era um grande desafio, que o lugar era lindo e que exigia muito do competidor. Ou seja, foi o que bastou para que eu se interessasse pela prova.
Quando estamos (Cafú, Airton, Cladis, Karen e eu) voltando de Curitiba após a prova,  convidei o Cafú para participarmos juntos da prova. Na ocasião, ele não quis, humilde como sempre, disse que era muito difícil a prova. 
Depois desse dia, sempre que nos encontrávamos para correr, insistia com ele para aceitar o convite, mas,  ele continuava indeciso. Foi então, que resolvi dar um empurrãozinho e quando fiz a minha inscrição  acabei fazendo a  dele também. E claro, ele acabou aceitando o desafio.
Algum tempo depois, o Airton de tanto ouvir eu convidar o Cafú para corre a Graciosa acabou se motivando e  se inscreveu na prova. O que confesso que me deixou surpreso, pois ele até emtão nunca havia participado de uma prova de longa distancia, e já ia começando por essa. Apesar de não ser muito indicado que ele participasse, por não ter experiência em distancias maiores que 10 km, é claro que  nós incentivamos ele a seguir em frente e a se preparar (pois o desafio seria grande).
Depois de inscritos, combinamos de fazer alguns treinos na Serra Dona Francisca como preparação para a Corrida da Graciosa. Eu, fiz dois treinos com eles e, o Airton e o Cafu fizeram mais dois ou três treinos .O Airton estava mesmo motivado, chegou a ir fazer um treino sozinho na serra, quando o Cafú e eu não podemos ir.

Sábado dia 16/10, véspera da prova...
Saímos (Cafú,Airton, Maneca e Eu) de Joinville as 10:30 e, chegamos em Curitiba onde ficamos hospedados as 12:30. Ao chegar fomos até o hotel que fica em frente a Praça Rui Barbosa. Em seguida seguimos para a loja da Procorrer para retida dos kits e  já com muita fome paramos para almoçar.
Após o almoço, voltamos para o hotel onde ficamos até o fim da tarde. Por volta das 17:00 fomos (Cafú, Airton e Eu) até o Shopping Curitiba, que ficava próximo. Lá tomamos um bom café com leite e comemos um pão de queijo. Na sequência tomei a iniciativa e convidei-os  para assistir Tropa de Elite 2. Vindo a terminar a noite com uma bela pizza.

Domingo dia 17/10, o dia D...

Acordamos às 5 horas da manhã, na verdade as 4 (horário de verão) ,descemos até o local onde era servido o café da manhã, e devido ao mesmo ser servido somente após as 6:30, tivemos que pegar um sanduiche cada um, comer uma fruta, e seguir a até o local onde ia sair os ônibus,que a organização disponibilizou para levar os atletas até o local da largada, em Morretes.

 A turma (Ayrton, Cafú, Eu, Maneca e Claúdio) saindo de Curitiba.

Pouco depois das 8 horas chegamos a Morretes, a concentração é total, muita gente, a maioria eu nunca tinha visto. Por outro lado, estavam lá velhos conhecidos, no meio de tantos corredores tinha aqueles que estavam lá pela primeira vez, que era o meu caso, também do Cafú e do Ayrton. A expectativa era grande, estávamos em um lugar lindo para fazer uma das coisas que nos da muito prazer, que é correr e compartilhar bons momentos junto aos amigos. E claro, de quebra superar nossos limites.
Pela primeira vez, participei de uma prova tirando fotos ao longo do trajeto. Nesta ocasião, o tempo para concluir a prova era o menos importante, só queria fazer dento do prazo limite de 2 horas e 30 min. 
As 9:00, foi dada a largada para mais um belo desafio... A prova começa em local praticamente plano e aos poucos a inclinação vai aumentando. No km 2  a minha camisa já estava encharcada de suor, estava nublado, mas, estava bastante abafado.
Desde o inicio fui batendo fotos, até que é bem legal correr fotografando e sem se preocupar com o resultado final, tempo de conclusão de prova.
Até o 10º km mais ou menos, a dificuldade/inclinação, era de certa forma "tranquila", comparado ao que estava por vim nos próximos kms, até chegar ao km 15 o bicho pega, o trajeto exige muito do corpo  e da mente para continuar correndo. Muitos, assim como eu, caminhamos ao longo do trajeto, seja por segundos ou minutos.
Finalmente, ao chegar ao km 15, eu e todos os outros corredores podemos respirar mais solto.e de forma mais controlada, rsrsrsrs.  A partir deste ponto, até a linha de chegada conseguir impor um ritmo um pouco mais forte, fazendo os últimos 5 km em 26 min. e fechando a prova em 02:08:19 . 
Sendo que, só tenho a agradecer a Deus por ter saúde e força para superar mais esse desafio. E ainda, poder contar com a companhia dos amigos. 
Ano que vem espero participar novamente dessa prova. Recomendo a todos a participarem da prova, além de ser um grande desafio, e o lugar ser lindo, a organização é impecavel ( não falhou em nenhum ponto). 


Fotos :


Concentração antes da prova.

 Concentração antes da prova.

Eu, Cafú e Ayrton momentos antes da largada.


E foi dada a largada....

Muita gente, "bando de louco"....

Lá vou eu...
 
 Tá só no começo....

 
Olha só a curva...

Vamo subindo, ainda falta muito...


Aqui pra frente é hora de soltar os freios....
 
Missão cumprida...Ufa...
O amigo Ayrton que já na primeira prova longa dele, 
encarrou logo a Serra da Graciosa... 
Parabéns amigo!!!

Prabéns amigo Cafú! 
3º Lugar na categoria 55-59 anos
20 km em 01:46:56



Um comentário:

  1. Já ouvi falar muito desta prova e os comentários são os melhores possíveis. Um dai ainda hei de corrê-la. hehe
    Parabéns pela prova Diego, as fotos ficaram sensacionais e a medalha é muito bonita.
    Parabéns também ao seu amigo Cafú pelo pódio na categoria e ao Ayrton por estrear em provas longas justamente na Graciosa.
    Aliás, foi uma participação Graciosa de vocês. hehe
    Abraço e tudo de bom pra vocês.


    tutt@/ubiratã-pr
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir