terça-feira, 20 de abril de 2010

Competição nº 18 - 11ª Corrida Rústica Cidade de Araquari

Local: Araquari - SC
Data: 18/04/2010
Distância: 4,65 km
Valor da inscrição : 20 reais
Hora da largada: 9:00
Trajeto : misto (calçamento + terra), com algumas subidas leve.
Velocidade média : 13,73 km/h
Pace: 4:22 (novo record pessoal)
Tempo: 20'19

Colocações :
Geral:18º (38)
Masculino: 17º (31)
Categoria 25-29 anos : não teve

Hoje ao participar da 11º Corrida Rústica de Araquari pude experimentar a sensação de realizar uma prova pela segunda vez. A primeira foi no ano passado quando eu estava a dar os meus primeiros passos na corrida.

No ano passado, completei a prova em 24'33 pensando que o trajeto tinha 5 km, o que na época me deixou bastante contente, mas, de qualquer forma posso considerar como se fosse devido ao forte calor daquele dia.

Pois bem, como já conhecia o trajeto e com um pouquinho mais de experiência me preparei mentalmente para fazer uma excelente prova, buscando melhorar o meu pace médio em provas.

Além disso, até o dia 16 maio tenho um desafio a honrar, que é o de me superar para cumpri o desafio que a Ju do blog Bons Kms lançou. Prometi que iria bater o meu tempo nos 5k (22'30) ou melhorar o meu pace (4:30) em provas.

Cheguei em Araquari extremamente preparado mentalmente. Só faltava ver se eu teria pernas e coração para bater tal record pessoal.

Antes da prova, como de costume conversei com os amigos, o que é muito importante e gratificante. E o bom é que a cada dia faço novos amigos, conheço novas histórias, e troco experiências.

Após esse momento especial, comecei a aquecer e na sequência me posicionei junto à linha de largada. Diferente da maioria das vezes procurei me posicionar bem a frente.

As 9:00 horas foi dada a largada. Sair muito forte, mas, só notei ao passar no primeiro km onde o cronometro marcava abaixo de 4'. Diminuir um pouco o ritmo, mais ainda continuei forte, passei no km 2 em 7'51.

Sabendo que, eu estava muito acima do meu ritmo habitual de prova e principalmente que não conseguiria manter aquela velocidade por muito mais tempo, segurei um pouco e fiz o 3ª Km bem mais lento, mas, ainda em um bom ritmo.

Ao passar pelo km 3 voltei a aumentar o ritmo, vindo a fazer os primeiros 4 kms em 17'37. E como só faltavam 650 metros procurei passar alguns competidores, uns 4 ou 5, mas , não sei se eles estavam correndo os 5 ou os 10k.

Só tenho certeza de que passei um outro atleta que também estava correndo os 5 k nos 300 metros finais.

Ao chegar próximo dele, ele deu aquela olha para trás e logo notou que eu também estava fazendo os 5k (a cor do numero de peito era diferenciado de acordo com a distância da prova), esboçando assim uma reação e por alguns instantes fizemos um "fartlek". Por duas vezes tentei ultrapassá-lo, mais ele aumentava ainda mais o ritmo.

Foi então que dei um belo splint final e deixei ele para trás. E diga-se de passagem que arrancada... Fechando a prova em 20'19 com pace de 4:22, quebrando o meu record pessoal que era de 4min30s por km.

Essa medalha e o meu novo record é pra você Ju :


Ah... E cara de cansado é que ao chegar aqui em Joinville, ao meio dia eu tive que correr mais 3 km até em casa. Já que, ao chegar no terminal o ônibus que eu ia pegar havia acabado de sair e como eu estava morrendo de fome não quis esperar o próximo e resolvi correr um pouco mais.

Fotos:

Eu e o grande amigo Cafu em mais uma corrida!!!

A turma de Joinville unida em Araquari.Novos amigos que fiz quando fui para Floripa correr a Meia Maratona. Domingo que vem estaremos em Curitiba participando da 3ª Corrida do Rebouças.


Obrigado a todos e até Domingo que vem....

3 comentários:

  1. Voou, Diego! Parabéns pela prova e por esse ótimo tempo obtido nela.

    Abraço, boa semana e bons treinos.

    Fábio

    ResponderExcluir
  2. Aeee Diego, parabéns pelo record.
    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo novo recorde pessoal Diego.
    Forte abraço.


    tutta³³
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir