domingo, 28 de março de 2010

Competição nº 17 - DESAFIO dos Príncipes

"O Desafio dos Príncipes é uma aventura com três modalidades em um percurso que integra a urbanização da maior cidade catarinense às suas belezas naturais".

Essa foi a definição sobre a prova dada pela a organização, que conseguiu definir muito bem a prova na qual participei no último domingo, dia 28. A prova era composta por três modalidades, bike (36km), canoagem (9km) e corrida/trekking (10km).

Posso dizer, com toda tranquilidade que realmente para mim, foi uma grande aventura. Isso, porque atualmente me dedico apenas a uma das três modalidades, a corrida. Uma vez ou outra eu pedalo com alguns amigos,mas, sempre em ritmo de passeio. E quanto a canoagem, apesar de já ter certa experiência, por ter tido um caiaque quando morava no interior e ter remado muito, faziam mais de 6 anos que eu não sabia o que era entra na água e sair remando.

O meu objetivo principal é terminar a prova, sem ultrapassar os meus limites , me divertir e aproveitar para adquirir experiência, nesse tipo de prova. No domingo anterior, quando viajava de volta para casa, após ter participado da Meia de Floripa, brinquei com o pessoal da van que eu só queria terminar a prova e se fosse em 5 horas e 59min. estava de bom tamanho ( o tempo máximo para terminar a prova era de 6 horas).

Foi com essa intenção que sair de casa em um domingo nublado e chuvoso, mas, é claro que eu tentaria dar o melhor de mim buscando sempre me surpreender, obtendo o melhor resultado possível.

Às sete horas cheguei no local da largada, e o pessoal já estava todo lá na expectativa. A primeira coisa que fiz foi buscar alguém que estive-se com uma equipe de apoio que pudesse ficar com o meu par de tênis de corrida, já que, certamente eu iria molhar aquele com o qual eu iria pedalar durante a prova de caiaque. Como era de se esperar, conseguir com facilidade uma equipe, o pessoal da Bike Mania, que ficou com o tênis e ainda com a minha mochila, valeu... muito obrigado!!!

Logo após, procurei conversar com o pessoal que havia participado da prova no ano anterior e tirar algumas dúvidas que eu ainda tinha.

Após conversar com alguns amigos (das corridas) fomos para o Briefing e na sequência nos posicionamos para a largada de bike.

Às 8 horas foi dada a largada, os primeiros km foram dentro da cidade, trajeto de asfalto. Depois ,passamos por lugares com grama, estrada de chão e muita lama e buracos. Além disso, passamos por duas pontes de madeira, uma delas pênsil.

Por não pedalar com muita frequência, eu achei que iria ter um pouco de dificuldade durante a prova, mas, conseguir manter um ritmo constante, não tão rápido quanto o pessoal da frente, já que, a minha bike é simples e não é muito de velocidade e muito menos de competição.

Até o km 30 aproximadamente, fui alternando posição com uma atleta (Sabrina Fausti) que estava disputando a prova na categoria solo. Como forma de estimulo para aumentar o ritmo e forçar um pouco, tentei por diversas vezes ultrapassa-lá, mais a menina manda muito bem e foi firme até quase no final. Só conseguir passar por ela pouco antes da ponte pênsil, e só voltei a ver ela no final da prova.

Logo na sequência, alcancei a outra menina que disputava a prova solo, que acabou vencendo a prova. Trocamos algumas palavras, perguntei pra ela quanto a gente já tinha pedalado e seguir em frente chegando à transição um pouco a sua frente.

Na transição procurei me hidratar, antes já havia utilizado um gel de carboidrato. Por ser uma prova longa, o planejamento em termos de hidratação e suplementação é essencial para um bom desempenho.

Com ajuda do amigo Ademir, coloquei o caiaque na água e fui pra segunda etapa da prova. Para quem estar acostumado a nadar ou remar, sabe que 9 km podem ser pouco para quem corre, mais para quem rema ou nada é muita água. O mar estava ideal, bem calmo apesar da maré esta baixa e em alguns pontos o remo chagava a encostar no lodo.

Logo no começo a menina na qual eu havia passado próximo ao final da prova de bike, me alcançou e formos juntos durante todo o trajeto trocando algumas palavras. Procurei admirar o lugar que era lindo. Fiz uma prova bem calma, sem forçar, de forma constante.

Com 3 horas e 16 min. cheguei à segunda transição, troquei os tênis e as meias que estavam ensopados, tomei bastante água, usei mais um gel e seguir em frente. Enquanto eu estava na transição àquela menina saiu na minha frente na corrida.

Nos primeiro metros sentir um pouco às pernas, mas, acredito que isso é normal, devido as pernas terem ficado paradas por muito tempo e, é claro por causa dos 36km da bike. Os primeiro 6 km da corrida já eram conhecidos por mim e por saber que após esse trecho o que estava por vim era uma forte subida e uma trilha no meio do mato forcei o máximo que pude e conseguir manter um ritmo de 5:30 por km, um excelente ritmo para mim.

Ao chegar na parte mais difícil de toda a prova e me deparar com um baita moro, o maior que já tive que subir durante uma prova de corrida eu estava me sentindo muito bem, apesar de um pouco cansado. Iniciei subindo a " montanha" correndo, mas, logo decidir que não valia apena tamanho esforço, podendo tal esforço resultar em uma lesão e seguir caminhando.

No alto do moro a corrida seguia em uma trilha no meio da mata fechada. O trajeto estava muito escorregadio e com muita lama. Nessa hora sentir um forte cansaço e caminhei por alguns metros bem lentamente. Então me concentrei e seguir em frente onde na sequência sair da trilha voltando a pisar em chão firme e o melhor de tudo era uma descida, tudo que sobe desce....

Felizmente graças a Deus, conseguir fazer uma excelente estréia em provas de aventura , fechando a prova em 4:23:45. Fiquei em 6º lugar na categoria individual ,dos 12 que terminaram a prova.

Parciais (incluindo o tempo das transições) :

Bike: 1:32:28
Caiaque: 1:44:06
Corrida : 01:07:01

Essa sensação de vitoria e realização ao completar uma prova não tem preço, é maravilhoso...... Estarei sempre buscando momentos como esse!!!





4 comentários:

  1. Diegão, tu tá de parabéns rapaz.
    Excelente relato. Me senti dentro da prova, que por sinal, deve ter sido maravilhova.
    Um forte abraço e é isso que tem que ser:
    buscar novos horizontes e novos momentos sempre.
    Fico com Deus e até sempre...


    tutta³³
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Alô Diego, navegando achei teu blog, muito maneiro e bom pra ficar por dentro das provas que estão por vir. Essa prova de aventura que vc relata, muito legal parabéns pela superação. Tenho como ojetivo ainda participar de uma provas dessa natureza. Abraço, até qquer hora.
    www.blog.clickgratis.com.br/renatoventura

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Diego,
    Cara, também participei desta prova.
    Estou procurando o resultado geral desta prova para obter meus tempo e fazer uns cálculos para uma prova que vou participar em floripa. Sera que por algum milagre você tem o resultado geral da prova ou saiba onde posso encontrar ?
    Agradeço, Parabéns pela corrida.
    Abraço

    decoristow@brturbo.com.br

    ResponderExcluir