sábado, 27 de março de 2010

Competição nº 16 - Meia Maratona Internacional de Florianópolis

Local: Avenida Beira Mar Norte - Florianópolis
Distância: 21,097 km
Valor da inscrição : 50 reais
Hora da largada: 8:30
Trajeto : asfalto, praticamente plano (passando por um elevado no começo da prova).
Velocidade média : 10,38 Km/h
Pace: 5:57
Tempo: 02:01:54

Colocações :
Geral: 371º (639)
Masculino: 336º (539)
Categoria 25-29 anos : 45º (67)

No último Domingo fiz a minha estréia nos 21km. Foram sete semanas de preparação específica para essa prova, a maioria dos treinos foi de rodagem, com longos aos fins de semana e alguns poucos de ritmo.

Inicialmente eu havia planejado viajar para Floripa no sábado. Já que, tinha que retirar o kit nesse dia, mas, acabei sendo convidado pelo grande amigo Cafú a ir no Domingo de van, com o colega Ademir e mais um grupo de corredores aqui de Joinville.

Esse nosso colega corredor, sempre leva o pessoal para as corridas com a sua van. Isso acaba sendo muito legal e interessante, pelo fato de estarmos sempre conhecendo novas pessoas e fazendo novos amigos. Sem contar, que a viagem se torna muito melhor, e o bate papo é claro, acaba sendo sempre o mesmo...corrida de rua.

No sábado, fui dormir às 8 da noite e acordei às 3 da manhã, com sono.... claro que não, um pouco ansioso talvez, mais super disposto e focado no desafio que estava por vim. Sairmos às 5 horas de Joinville, chegando por volta das 7 em Floripa.

Após analisar os meus treinos de preparação para essa prova acabei por decidir que iria correr na casa dos 6min/km, e caso me sentisse bem próximo ao final da prova ,eu iria forçar um pouco mais. O objetivo então era fazer a prova entre 2 horas e 2 horas 6 min. Sendo que, o foco principal era completar a prova bem e adquirir experiência para as muitas meias que estão por vim pela frente.

Ao chegar no local da prova já fui entrando no clima, revendo alguns amigos e conhecendo outros. Encontrei por lá os amigos blogueiros Renato (que já conhecia pessoalmente) e conheci pessoalmente o amigo Sebastião Santos .

Sesbastião e Eu

Além deles, tive o grande prazer de reencontrar o seu Gabriel Gracia (64 anos) de Imbituba, que para mim é um grande exemplo de pessoa e um grande campeão .
Na categoria dele sem duvidas ele é um dos melhores, principalmente em Maratonas. Nessa prova ele ficou em 2º lugar na categoria 60+ subindo mais uma vez no pódio e fechando a prova em 1:30:32 .
Gabriel Garcia no pódio (o 1º da esquerda para direita)

Depois desses momentos de descontrações lá fomos nós se posicionar junto a linha de largada. As 8:30 fui dada a largada. Fui ao lado do amigo David da 42k que tem um ritmo de prova parecido com o meu. Saímos bem de leve, admirando o lugar que é lindo e tomando cuidado para não ser atropelado por ninguém, já que, a largada das três provas, 5 k, 10k e da meia foram juntas, cerca de 1800 atletas.


Passamos no km 3 com 17:50, no km 12 com 1h e 10 min., e nos 15 com 1 h e 27 min. Até os 15 km eu estava me sentindo muito bem apesar do calor, que a essa altura estava próximo dos 30ºC. Foi quando decidirmos aumentar um pouco o ritmo, fazendo os três km seguinte em 16:18, pace de 5:25.

Quanto mais o tempo passava, mais eu sentia o calor e a falta de treinos em temperaturas elevadas. Após impor um pouco mais de ritmo, acabei sentindo um pouco . Então, a partir do km 18 o David seguiu em frente e eu tive que diminuir um pouco as passadas.

Confesso que, entre o kms 19 e 20 devido ao forte calor das 10 horas da manhã me deu vontade de caminhar. Porém, sabendo que eu havia treinado, me dedicado e que eu tinha condições de seguir em frente, eu não caminhei e logo o pensamento de caminhar foi embora, dando lugar a felicidade e satisfação de estar realizando mais um grande desafio.

Nos metros finais levantei a cabeça ,seguir firme, apesar de cansado , cruzei a linha de chegada. A sensação de alcançar o objetivo é inexplicável. Só posso dizer que é muito bom..... Assim fechei a prova em 02:01:54 :

A grande chegada...

Segue algumas fotos:

Mais de 1800 atletas


Seu Miranda 73 anos, da 42k. Grande exemplo...


Eu, Garcia e Cafú

Parabéns Cafú!!!

Amanhã tem mais um grande Desafio. Eu irei participar do Desafio dos Príncipes, 36 km de bike, 9 km de caiaque e 10 de corrida, categoria individual.
















8 comentários:

  1. Olá Diego, parabéns pelo desafio conquistado de sua 1ª meia maratona, mandou bem cara, a sua foto na chegada foi showww, é isso ae que venha novos desafios para ti amigo.
    Boa corrida para vc amanhã.
    Bom fds.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  2. Show Diego, parabéns e até o proximo desafio...rs Bom fds !!!

    ResponderExcluir
  3. Diego,

    Parabéns, e que coragem de enfrentar uma Meia Maratona após 15 provas! Mas como ficou claro, se você seguiu o planejamento, não tinha o que dar errado.

    Bons treinos e continue assim!

    Claudio Rinaldo
    http://numerodepeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Parabens pela ótima materia e pela conquista de sua primeira meia maratona. confesso que fiquei muito afim de fazer uma meia tambem, tenho planos para novembro fazer a minha primeira meia maratona, a II meia maratona de Natal RN

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Diego! Bela prova e muito bom resultado, ainda mais para uma estreia. E que disposição, meu amigo, pra enfrentar outra pedreira no dia seguinte!

    Abraço, boa semana e bons treinos!

    Fábio

    ResponderExcluir
  6. Valeu magrão, parabéns pelo resultado!
    Depois de um inverno reconhecidamente rigoroso por todos os Portugueses com quem converso, retomei os treinos. Ontem fiz uns 7K em um ritmo ainda muuuito lento, devido aos vários meses sem treino, a uma temperatura de 12º (frio do caraças), mas o corta-vento me protegeu bem e por baixo dele cheguei até a suar, rsrs...
    Grande abraço! Frank Knaesel.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Diego.

    Estamos dando uma passadinha em seu blog para dizer que está tudo pronto para receber os atletas que participarão de mais uma edição do MOUNTAIN DO Costão do Santinho em Florianópolis, nos próximos dias 2, 3 e 4 de abril. Neste ano tivemos recorde de inscrições, com 133 equipes num total de 1012 corredores.
    Queremos agradecer o carinho de todos os participantes e também convidar os leitores do blog para participarem de nossos próximos eventos. Fiquem ligados!

    GERSON DOS SANTOS
    Depto Marketing Mountain Do
    www.mountaindo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Diego, tu fizeste uma belíssima estréia em meias maratonas.
    Abraço.


    tutta³³
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir