domingo, 15 de fevereiro de 2009

Minha 1 º Prova - Um pouco de São Bento do Sul

Na sexta-feira, as 16:00 horas fui de ônibus para São Bento do Sul com o meu amigo Marcio, da Faculdade. Sair um dia antes de casa para conhecer um pouco da cidade e da uma olhada no trajeto.



Cheguei lá as 18:00 e após achar um hotel para ficar, fomos caminhar para conhecer um pouco da cidade.



São Bento do Sul - SC


História

Como no caso de todas as cidades do Planalto Norte catarinense, a História de São Bento do Sul liga-se intimamente à História de Joinville e à construção da Estrada Dona Francisca. Depois do início das obras da estrada, os imigrantes - que não paravam de chegar da Europa - começaram a subir a serra, por volta de 1873, montados em lombo de burros. Na região onde se localiza São Bento do Sul, se fixaram 70 famílias oriundas da Bavária, Prússia, Polônia, Saxônia, Áustria e Tchecoslováquia, além de algumas famílias brasileiras. Apesar das dificuldades encontradas, São Bento do Sul prosperou e emancipou-se em 1884, apenas 11 anos após a chegada dos pioneiros, que marcaram o dia-a-dia da nova localidade com seus usos e costumes, expressos através da língua, da música, da dança, da literatura e do folclore.


Turismo

Localizada num dos pontos mais elevados do Planalto, a 838m de altitude, São Bento do Sul tem temperaturas amenas no verão e muito baixas no inverno, sendo comum a ocorrência de geadas. As construções em estilo alpino, verdadeiros símbolos da colonização, convivem em harmonia com os prédios modernos e as grandes fábricas de móveis. São Bento do Sul tem mais de 20 grupos folclóricos, que preservam em suas danças e canções a tradição das várias etnias formadoras do município, em especial alemães e poloneses. Visite o Calçadão, parada obrigatória para quem vai às compras ou procura um momento de descontração. Também merece destaque a Casa do Artista, onde os artesãos locais expõem e comercializam seus trabalhos.


Natureza - São Bento do Sul tem atrativos naturais que fazem da cidade uma ótima opção para o turismo ecológico e de aventura. Conheça o Parque 23 de Setembro, uma área com 19.000m2 de muito verde e ar puro, bem no centro da cidade. Ali fica a Casa do Imigrante, réplica da primeira casa construída em São Bento do Sul. Visite também o Recanto Luli, a 35km do centro, na confluência dos rios Natal e Vermelho, um lugar ideal para se observar e desfrutar das belezas naturais da região – o local tem infra-estrutura de lazer, bar e lanchonete. Finalmente, vale dar uma olhada no Recanto Buger Strasse, a 14km do centro, que também possui muitas atrações naturais e uma boa infra-estrutura. Se você gosta de aventura, conheça as Furnas de Jaguatirica, interessantes formações naturais escondidas no meio da mata (dentro da gruta há uma fonte de água pura), e o Morro da Igreja, muito utilizado para a prática de montanhismo, com seus 842m de altura. O Braço Esquerdo também deve ser visitado: ao longo da caminhada há um belo conjunto de cachoeiras, algumas com quedas de até 100m, além de piscinas naturais com água cristalina e uma caverna com cascata em seu interior.


Patrimônio Histórico - Conheça a Praça Getúlio Vargas e a Câmara de Vereadores, construída em 1903 e sede da Prefeitura até 1977. Visite o Arquivo Histórico, sede do primeiro jornal da cidade; a Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria, na Colina dos Três Templos, famosa pelo conjunto da Via Sacra e seus painéis cerâmicos, e o Museu Municipal Doutor Felippe Maria Wolff.



Cultura e Eventos - O evento mais importante de São Bento do Sul é a Musikfest, a Festa das Nações, realizada no mês de outubro, integrando o calendário das Oktoberfest de Santa Catarina. Mas outras festas também levam milhares de visitantes à cidade: a Trachtenfest, Festa dos Trajes Típicos, em maio, e a Schlachtfest/Bauernball, "Festa da Matança" e "Baile do Colono", tradição trazida pelos imigrantes, que acontece em setembro.

Maria Fumaça - Passeio que sai de Rio Negrinho, com embarque na estação ferroviária de Serra Alta, em São Bento do Sul. Durante o trajeto, o turista pode observar belíssimas paisagens, exuberante vegetação, túneis e pontes sobre os vales. Imperdível!

Infra-estrutura turística - São Bento do Sul tem boa infra-estrutura turística, com operadoras que levam os aventureiros para roteiros ecológicos. Existem hotéis confortáveis, pousadas e diversas outras alternativas de hospedagem. Há bons restaurantes na cidade, de comida típica ou caseira, bom comércio e serviços, além de espaços para feiras e eventos.



Destaque

A importância da produção moveleira de São Bento do Sul pode ser conferida na Feira de Mobiliário de Santa Catarina, a Móvel Brasil, que se realiza sempre entre maio e junho. Sua importância cultural pode ser reconhecida nos grupos de música e dança – um deles foi fundado em 1888, quatro anos depois da chegada dos primeiros colonizadores. Na cidade existem 20 grupos folclóricos germânicos, três poloneses e vários conjuntos musicais e bandas. Nas quartas-feiras, durante o verão, a praça principal da cidade fica lotada com as retretas musicais. O aperfeiçoamento dos grupos de São Bento do Sul inclui até o intercâmbio com entidades da Alemanha.


Mais Informações

Site: www.saobentodosul.sc.gov.br
Email: turismo@saobentodosul.sc.gov.br


Minha opinião:
São Bento é um bela cidade com clima agradável que cultiva sua cultura , com lugares bonitos e aconchegantes. Além disso, não posso deixar de dizer que o povo além de simpático , são muito educados. Sem duvida voltarei para visitar a cidade.








3 comentários:

  1. Oi, Diego! Passei aqui só para informar que indiquei o seu blog para o prêmio "Olha que Blog maneiro".

    Veja as regras no meu Blog
    http://betaendorfina.blogspot.com

    Boa Semana!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Diego, parabéns pela prova. Espero que as dicas que tenho publicado no meu blog esteja te ajudando, pois eu acho que cometi todos os erros dos artigos que eu estou colocando lá.
    Quando vier a São Paulo participar de alguma prova, procure pela tenda da equipe Foca and Friends pra você conhecer a galera que corre e treina junto comigo. Fica como sugestão os 5,5Km da meia maratona da Corpore.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. tomara que vc tenha gostado da cidade...
    sou sao bentense e gostei muito do que vc postou...
    A propósito, obrigada.
    vc me ajudou numa pesquisa do colégio sobre os primeiros pioneiros da cidade.

    ResponderExcluir