segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Competição nº1 - 2º Corre São Bento

No último sábado dia 15/02 realizei a minha primeira prova, 5 km na 2º Corre São Bento. Como havia comentado anteriormente decidir participar dessa prova para adquirir mais motivação para realizar meus treinamentos e conhecer novas pessoas. Felizmente, posso dizer que esses objetivos foram alcançados e, melhor do que isso, conseguir perceber alguns detalhes que deveria está mudando no meu treinamento ,assim como, em quais aspectos eu deveria dar mais atenção.

Dados Gerais:

Local: São Bento do Sul - SC;

Distância: 5 K (na verdade 5300 m );
Valor da inscrição : 15 reais;
Hora da largada: 16:10 ;

Temperatura: 25º , tempo levemente nublado;

Trajeto : composto por algumas descidas e conseqüentemente por algumas subidas com inclinações leves (+ ou - 4 subidas), já que, o trajeto se deu em um volta de 2650 metros indo e 2650 voltando pelo mesmo trajeto;

Velocidade média : 10,81 Km/h

Pace: 5,55 min. / Km

Tempo: 31'08''

Colocações:

Geral: 73º (de 89);

Masculino: 62º (de 67º);

Categoria 20 - 29 : 19º (de 19º).

O Kit e a medalha de participação:


Descrição da prova:

Cheguei no local da largada 40 minutos antes, conversei com algumas pessoas e em seguida fizemos um aquecimento, iniciamos com um trote leve e depois fizemos um pouco de alongamento.

Procurei me posicionar praticamente no fim da fila de largada, já que, tinha estabelecido manter um ritmo constante durante toda a prova, ritmo leve para que eu consegui-se terminá-la. Após conhecer o trajeto eu sabia que poderia ter um pouco de dificuldade nas subidas, já que até então não havia feito nenhum treino especifico em subidas.

Os dois primeiros km foram bem tranqüilos e mantive um ritmo médio de 5 min. por km, levando em consideração que tinha algumas descidas nessa parte. A partir dai passei a manter um ritmo mais leve. Próximo do 3,5 km sentir um pouco de cansaço e cheguei a pensar em caminhar um pouco para retomar o fôlego, mas, me mantive concentrado, procurei manter constante a respiração e continuei em frente. Quase no final da prova próximo aos 4,5 km ao me deparar com mais uma subida, ao invés de diminuir o ritmo, dei uma apurado nos passos e subir ao um ritmo maior do que aquele que eu estava impondo. Isso porque já estava cansado e sabia que aquela subida poderia me "derrubar", sendo assim, resolvi passar por ela o mais rápido possível.

Finalmente, após 5300 metros cruzei a linha de chegada, com a sensação de dever cumprido e muito feliz por ter conseguido terminar a minha 1ª prova sem ter caminhado durante o trajeto. Além disso, conseguir colocar em prática a estratégia que havia traçado antes da prova, que era de manter um ritmo constante, aproveita as descidas para repor o fôlego e me manter concentrado e com o pensamento positivo durante toda a prova, acreditando sempre que eu era capaz e, que eu iria terminar aquela prova.

Sendo que, após realizar a minha primeira prova, posso dizer que a corrida entrou na minha vida para ficar e, que irei procurar superar os meus limites dia após dia.

Por fim algumas fotos :







4 comentários:

  1. Diego,

    Parabéns pela sua primeira prova, pelo bom resultado obtido nela e por esse relato muito bem escrito.

    Que venham muitas outras !

    Um abraço,

    Fábio Namiuti
    http://fabionamiuti.hd1.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A primeira prova é sempre especial, então curta essa vitória!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Olá Diego
    parabéns pela sua primeira prova, espero que a 1ª de muitas.
    Continuação de boas corridas.
    O homem que corre (Portugal)

    ResponderExcluir
  4. Olá Diego, peguei o link do seu blog lá no blog do Bruno Tomaz (www.correndonachuva.net) e achei muito interesante, to adcionando no meu, ok?
    E a propósito, PARABÉNS pela sua primeira prova. Mandou muito bem.

    Quando eu fiz a minha primeira, eu nem treinava, foi em 1994.
    Passei a treinar somente no ano 2000, com incentivo de um amigo, e de lá pra cá não parei mais.
    Já fiz 41 provas no total, incluindo duas maratonas, e estou relatando uma por uma lá no meu blog que foi criado no início do mês passado.
    É bem simplisinho, mas quando der, e se quizer dar uma passadinha por lá será bem vindo, ok?

    Abraços, desejo muito bons treinos e que venham inúmeras provas em sua carreira.


    ...tuttA...
    ubiratã-Pr.
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir