quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Joinville em Movimento


Joinville é a cidade com maior PIB e mais populosa de Santa Catarina e a quarta mais populosa da região sul, com uma população estimada em 497.331 habitantes, segundo o IBGE. Também é, ao lado de Vila Velha (ES), uma das duas únicas cidades do Brasil maiores do que a capital de seu estado. A cidade possui um dos mais altos índices de desenvolvimento humano (IDH) entre os municípios brasileiros (0.857), ocupando a décima terceira posição.

Apesar desses índices, a cidade pouco investe no desenvolvimento do esporte e lazer.Um exemplo disso, é que não temos até então, nenhum lugar apropriado, ao meu ver, para prática de atividades físicas, como um parque, a exemplo de outras cidades do mesmo porte, que possuem espaços adequados para atividades como corrida, caminhada, andar de bike, entre outras. Eu por exemplo ,procuro correr em alguma ciclovia aqui perto de casa, ou então, tenho que correr nas ruas junto aos carros.

Mas, felizmente nunca é tarde para mudar e agora parece que as coisas estão mudando. Um prova disso, é o lançamento do projeto : "Joinville em Movimento".

Esse projeto que será colocado em prática no próximo domingo dia 08/nov. consiste em disponibilizar uma área no centro da cidade para a pratica de atividades como corrida, caminhada, pedalar entre outras. A principio nos domingos a avenida Hermann August Lepper será fechada, das 7h às 13h, do trecho que vai da Casa da Cultura até o final da via, numa extensão de 1,5 quilômetro.A ideia do projeto é ampliar o espaço com o tempo e também montar equipes de orientação em diferentes modalidades esportivas.

Quem for até lá aos domingos poderá contar com orientações de profissionais da Felej - Fundação de Esportes, Lazer e Eventos. Além da Felej, a Conurb e a Corville (Associação dos Corredores de Rua de Joinville) são responsáveis pelo "Joinville em Movimento". Guardas de trânsito da Conurb estarão a postos e a Felej vai montar barracas e distribuir água.

Com certeza, essa é uma boa maneira de incentivar a população a sair de casa e fazer alguma atividade física.

Sendo que, eu não poderia deixar de observar que mais uma vez a Corville esta presente em mais um projeto que visa difundir e incentivar a pratica esportiva, a exemplo, das diversas corridas organizadas pela mesma durante todo o ano ,aqui em Joinville e também na região. Meus parabéns a todo o pessoal da Corville por mais esse projeto.

2 comentários:

  1. Olá Diego, obrigado pela visita ao meu blog. No início desse ano estive de passagem em Joinvile a caminho de São Francisco do Sul a trabalho e gostei muito da cidade, pois saiba que São Bernardo do Campo é bem maior que Joinvile e também não tem um local "decente" para treinos, eu mesmo corro na rua, os parques aqui tem pista de no máximo 600mts, muito pouco para maiores distâncias. Um abraço, bons treinos.

    ResponderExcluir
  2. Show Diego, agora a coisa muda...rsrs. Tomara que vire mesmo... Sua cit é irada e merece!!! Abraço bons treinos

    ResponderExcluir