terça-feira, 13 de outubro de 2009

Competição nº 9 - 1º Corrida Rústica de Rio Negrinho

Data:12/10/2009
Local: Rio Negrinho - SC
Distância: 10 km
Trajeto: a maior parte do trajeto era composto por subidas com elevação elevada, acredito que + ou - 70% do trajeto era de subida, 20% de descida e o restante era plano.
Tempo:49'19
Velocidade média:12,17 km/h
Pace:4:56
Valor da inscrição:10 reais.
Colocações: não divulgadas.

Segunda feira, feriado nacional, foi o dia da minha estréia em provas de 10k. Até então, nas provas anteriores, com exceção da corrida de 15k de São Bento do Sul, eu havia optado por realizar as provas alternativas, de menor distância. Porém, desta vez eu não tinha opção, ou eu fazia os dez ou ficava em casa, é claro que optei por realizar a prova.

A distância em si não me assusta mais, já que, geralmente os meus treinos são em torno de dez km durante a semana, e no fim de semana já cheguei a fazer treino de 20 km. Sempre procuro fazer a menor distância possível em provas, pelo menos por enquanto, que estou começando, para que eu possa forçar um pouco mais, impor um ritmo melhor.

Dessa vez, eu não fui de ônibus, fui de carona com o amigo Osmar Santos, juntamente com o amigo Cafú, os quais eu havia conhecido na corrida de 15k em São Bento. Sem dúvidas, muito melhor assim, ir com amigos é outra coisa. Esse é mais um dos benefícios da corrida, a oportunidade de conquistar novos amigos, com objetivos e gostos em comum.


Marcelo, Osmar Santos, Cafu e Eu.


Saímos aqui de Joinville ao meio dia, já que, a largada seria só as três da tarde, e a viagem até Rio Negrinho levou um pouco mais de uma hora. Ao chegar fui pegar o meu numero de peito, que por sinal o maior que eu vir até hoje, como vocês podem ver nas fotos, rsrsrsrsrs....

A prova...

Como havia comentado anteriormente, a minha intenção inicial era fazer a prova de boa, sem forçar muito.

As 15:30 em ponto, conforme programado, foi dada a largada e lá fui eu atrás dos outros corredores, larguei num ritmo confortável.



Já iniciamos a prova com uma leve subida, normal... até então, nem imaginava o que me esperava pela frente. Logo após, a subidinha, me deparei com uma de elevação média, mau terminei de subir essa, logo a frente, lá estava outra e mais outra e cada vez com uma inclinação maior. Resumindo, nunca vi tanta subida em toda a minha vida, haja perna. Mas, as dificuldades da prova não param por aí, além do trajeto, pra ajudar durante toda a prova só havia um posto de água, pelo menos, que eu tenha visto, fui tomar um gole de água lá pelo km 4 ou 5, já que, no trajeto também não havia marcação de km.

De certa forma, o fato de ter muitas subidas e não ter marcação de km me ajudaram a me superar. Eu explico, as subidas me fizeram mudar a minha intenção de fazer uma prova sem forçar muito, mantiver o nível de esforço das subidas também nas descidas e nas retas, o que me ajudaram a fechar a prova em 49'19s. E o fato de não ter marcação de km deixou que eu não fica-se achando que estava forçando de mais, sendo que, eu não tinha noção nenhuma de velocidade, devido as subidas que eram muitas.

Outro detalhe, que gostei muito dessa prova, foi o fato de eu ter interagido mais com os demais participantes. No inicio da prova, mais ou menos na terceira subida, procurei incentivar uma garota a não caminhar, corri ao lado dela alguns metros, ela me perguntou o tempo até então marcado e eu seguir em frente.

Mais adiante, uma corredora que eu havia passado no começo me alcançou e nós fomos trocando algumas palavras por uns 3 kms, pois é, eu estava quase morrendo de tanto subir aquele morros todos, mais, ainda tive fôlego para conversar, acho que to melhorando. Faltando uns 2 km para o final avistei um corredor a uns 500m à nossa frente, e vendo que estávamos diminuindo o ritmo convidei ela para tentar alcançar o mesmo, aumentamos o nosso ritmo, e ela vendo que não conseguiria alcançá-lo me incentivou a ir atrás dele e lá fui eu, como se estivesse começando a prova naquele momento.

A sensação foi muito boa, me aproximei dele, e com medo (rsrsrs) de ele querer aumentar o ritmo para não deixar eu passar-lo, quando estava chegando perto dele dei um diminuída para pegar um pouco mais de fôlego e depois lá fui eu, dar o bote final ,passando o colega que estava na minha frente.
Por fim, após mais um km finalizei a prova feliz da vida, com a sensação de dever cumprido.

Segue algumas fotos :


camisa e boné da prova.



O amigo Cafu, com a medalha de 2º lugar na categoria e o didim da premiação


Cafu e Eu antes da prova.

Boa semana e treinos a todos os amigos!!!


4 comentários:

  1. Parabéns, Diego! Bela estreia nos 10K, já fazendo um sub-50' logo de cara. Fato valorizado mais ainda pelas muitas subidas do percurso.

    Tá bem de amigo, hein? Só celebridade, hehehe...

    E rapaz, que número de peito é esse? É siliconado ou é da Fafá de Belém???

    Abraço!

    Fábio

    ResponderExcluir
  2. Excelente resultado hein meu amigo Dieguito!! Parabéns mesmo e continue se esforçando que teremos um pé de vento!!! Não tem mais porquê ter medo dos 10K!!! Só não entendi pq fizeste os 15 e não os 10 primeiro!!! Mas beleza! Força, garra, disciplina e determinação!! Um forte abraço e bons treinos por ae.
    Tuco – Rumo aos 42K
    Curitiba- PR
    http://tcprojetotriathlon.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Valeu Diego.
    Parabéns, vc mandou muito bem na prova.
    Abraço.



    tutta
    ubiratã-pr.
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Diego!

    Pelo que vejo a "estreia" nos 10 kms foi bem mais fácil do que o previsto, apesar do ESFORÇO dispendido.

    Quando atingimos o Final da Prova, é uma sensação ótima, por isso, continuação de bons Treinos e melhores Corridas.

    Parabéns pelo Espirito de Sacrifício demontrado!

    ResponderExcluir