domingo, 21 de junho de 2009

Meus primeiros meses na corrida e uma nova planilha de treinamento...

No último dia 08, terminei a minha primeira planilha de treino, elaborada no site da revista Runner's World no Smart Coach, iniciada há 16 semanas atrás, mais exatamente no dia 17 de fevereiro. Como já comentei anteriormente, até o dia 15/02, dia da minha primeira prova (5k) eu estava seguindo uma planilha feita no site da Nike, onde nos "treinos" eu alternava caminhada com corrida, para que o meu corpo adapta-se aos poucos a corrida, isso, principalmente porque eu estava bem acima do meu peso ideal (uns 19 quilos a mais).

Ao analisar a minha evolução após essas 16 semanas posso dizer que estou feliz com os resultados obtidos, levando em consideração que não tenho acompanhamento de um profissional da área, como uma assessoria esportiva (por falta de condições financeiras). Segue alguns exemplos:
  • No inicio mal conseguia correr 5km sem quase morrer, o meu coração quase saia pela boca, e a minha FC média chegava a 180 bpm, era um perigo, rsrsrsrs..., hoje consigo corre 3 a 4 vezes mais (19 km foi o treino mais longo até agora realizado por mim.) com a mesma velocidade e uma FC média de 169 bpm;
  • Mal conseguia passar dos 10 km/h, agora os meus treinos mais leves estão próximo dessa velocidade e os mais intensos na casa dos 12 km/h. Por exemplo, os meus treinos longos, que hoje estão entre 14 e 16 km, estou fazendo a 9,8 km/h em média, com FC média 165;
  • De forma gradativa o volume de treinamento passou de 11 km por semana para 45 km (atualmente), na nova planilha vai chegar a 50 km por semana. Sendo que, o mais importante é que não sinto mais aquelas "dorzinhas" que sentia quando comecei a correr.
  • A minha primeira prova de 5 km foi concluída em 30 minutos e a minha última fechei em 25'05, ou seja, são quase 5 min. a menos (pace de 6min./km passou para 5min./km);
  • Hoje estou pesando 80 quilos (dentro da faixa ideal para a minha altura), no fim do ano passado pesava 99 quilos.
  • O mais importante de tudo é que estou me sentindo outra pessoa ,literalmente, mais alegre, com mais disposição, saúde. Além disso, conheci varias pessoas através da corrida que se tornaram meus amigos (alguns conheci pessoalmente nas corridas, outros tantos mantenho contato através desse nosso espaço).

Sendo que, agora estou seguindo a planilha abaixo:




(Clic na imagen para ampliar)

Essa também elaborado no Smart Coach.
Onde, o volume e a intensidade dos treinamentos
aumentaram (foi incluído também, por mim ,treinos fartlek). O objetivo agora, além de continuar correndo por prazer, é chegar na casa dos 23' para os 5 k.

É isso aí!!! Agora é treinar e continuar explorando os benefícios que a corrida nós proporciona.


18 comentários:

  1. Po.. percebe-se claramente q vc emagreceu um monte, comparando as duas fotos das chegadas ali.
    Parabens pela evolução e espero que continue sempre a evoluir e atingir as metas traçadas!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Diego, bom dia corredor, deixo registrado aqui os meus PARABÉNS pela superação de vida que vc está tendo, vc é um exemplo de vida para muita gente, eu sei muito bem o quão é difícil começar a correr, pois um dia fui obeso também.
    Parabéns também pelos seus primeiros meses na corrida e digo mais os PRIMEIROS de muitos anos que hão por vir...
    Realmente a internet tem sido nossa aliada e aproximando mais pessoas amigas e pode contar que o rol de amigos também vai crescer.
    Que esse espírito perpetue sempre dentro de vc e como vc está sendo ajudado espero que vc também ajude as pessoas a saírem do sedentarismo.

    Bons treinos,

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Diego parabéns pela evolução, determinação e alegria. Obrigado por compartilhar conosco essa satisfação que está sentindo. Continue firme ! Fica aqui o meu incentivo! Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Dá-lhe Dieguito! Parabéns amigo, pois a principal fase você já passou, pois é no início que encontramos as objeções, mudança de rotina, preguiça, etc, etc... Disciplina meu amigo... è tudo. Força e garra, nossos parabéns pelos degraus escalados e que não pare nunca maiiiiisssssssss! Abração Diego!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela evolução Diego!!!! Melhorou bastante os tempos, distâncias, condicionamento físico, e consequentemente o peso. Agora é isso mesmo, correr pra alcançar novas metas! Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Diego


    que posso te dizer amigo??? parabéns e que continue correndo. O importante é que você se sente super bem, mais magro (ehhhhhhh nota-se de cara que os kilinhos ficaram para trás) e que estas bem condicionado. Como maratonista eu posso te dizer que a planilha sua esta super boa. Eu tb estou usando uma nova planilha e que por sinal foi o tema da meu penultimo post.

    Siga em frente and keep running.

    Abraços e boa sorte nos treinos.

    Sandra

    ResponderExcluir
  7. que evolução hein!!! parabéns!!!! melhorou os tempos, o condicionamento físico, a forma física. agora é tocar a planilha pra frente e bora correr, hehehe

    ResponderExcluir
  8. SUPERAÇÃO !!! Essa é a palavra certa usada pelo Jorge assino em baixo...Parabéns Diego ta no caminho certo amigão! Bons treinos

    ResponderExcluir
  9. Superação!!! Essa é a palavra certa usada pelo Jorge, assino em baixo.Parabéns Diego está no caminho certo.Parabens e bons treinos

    ResponderExcluir
  10. Puxa, a evolução foi aparente! Os kilos foram embora e os resultados foram excelentes!
    Agora é continuar firme e forte, parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Uma notória progressão, a todos os níveis. Muitos parabéns e continuação dessa força de vontade.

    ResponderExcluir
  12. Viva,

    Já quase tudo foi dito pelos colegas, mas não posso tb deixar de dar os Parabéns! Muita força de vontade e o sucesso está aí!

    Força!

    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Parabéns meu amigo, por essa dedicação ao desporto, e como vc já sente " Ser atleta, é viver melhor". De invejo por essa garra. Mas deixa me dizer, cada atleta é cada qual, nesse caso cada plano de treino será para uma pessoa que se enquadre . Mesmo com o peso que vc tem, penso que ainda quer perder mais? esse plano de treino é para a pessoa fazer tempos muito altos. Nao leve a mal, mas so seu caso e com a vontade que tem, pode andar mais nas corridasm não é por ter ou mais tempo de corridas, mas sim o treino que fazemos. Devia tentar encontrar alguém que saiba, e pedir ajuda, para fazer um plano de treinos para vc ser mais fera nas provas. para mim, esse plano não deixa a pessoa ter muita velocidade, e nao é uma questão de peso, isso nao existe, tenho amigos meus, que tem 80 kilos e eu com 60 corro bem menos que eles

    ResponderExcluir
  14. Cara,
    São duas pessoas diferentes na foto... que evolução rápida. Isso melhora a auto-estima e os resultados por consequencia. Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelos objectivos alcançados!!!

    Se me permite um conselho, não deve esquecer que quanto maior o volume de treino maior a probabilidade de contrair lesão daí que seja fundamental alongar antes e depois de correr.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns por esta evolução Diego.
    E com essa planilha concerteza vc irá chegar além do esperado e baixar dos 23min nos 5km tranquilamente.
    Grande abraço e bons treinos pra vc.

    ---> tutta <---
    ubiratã-pr.
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Kra, parabéns pelos resultados!
    Isso sim é superação. Eu jah to mais de mês sem treinar direito por causa dos preparativos da viagem a Portugal. Agora que estou aqui achei que ia correr todo dia mas a preguiça é tanta que tá dificil. Em 10 dias soh corri umas 3 vezes. Aqui em Aveiro também venta muita e acabo sentindo dores nas pernas e aquela secura na boca. Mas as poucos estou voltando.
    Bons treinos e um grande abraço,
    Frank (http:://nacorrida.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  18. Diego

    Legal a sua planilha. a sua determinação é realmente incrível amigo. Nota se de longe que perdeu muitos quilinhos. O seu progresso e realmente animador. Te desejo muita sorte e estou certa de que vc seguira correndo e melhorando cada vez mais. Correr faz muito bem e voce é prova de que com força de vontade e determinação se consegue.

    Felicidades e aquele abraço,
    Sandra

    ResponderExcluir