sexta-feira, 6 de março de 2009

Treino de Musculação

Comecei a frequentar uma academia no fim do ano passado, com o objetivo a principio de perder peso .
A minha intenção ao fazer musculação era transforma a chamada massa gorda em massa magra. Porém, não tenho a intenção de ficar "musculoso", quero definir e fortalecer a musculatura do meu corpo.
Ao ler artigos sobre corrida descobrir que os treinos para fortalecimento são indispensáveis para um bom desempenho na corrida.
Os exercícios de força definem e fortalecem a musculatura diminuindo as lesões , melhora postura , aumenta o metabolismo, entre outros inúmeros benefícios.
Sendo que, atualmente estou frequentando a academia apenas 3 vezes por semana., por falta de tempo. Onde trabalho grupos musculares diferentes conforme as duas tabelas (alterno os treinos a cada 45 dias) abaixo:




Agora só me resta saber se esses treinos são os mais indicados para quem corre e, se fazer um treino por semana para cada grupo muscular é o suficiente.
Enquanto isso, vamos em frente...

8 comentários:

  1. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Diego vc está no caminho certo, parabéns pela consciência de fazer musculação para reforçar os seus músculos da perna é isso ae. Bom eu nunca gostei de malhar mais tive que fazer pq eu corro maratonas, só faço 2 vezes por semana, o meu professor disse que não precisar fazer mais do que isso, já que minha itenção não é ficar musculoso. Quanto a suas séries qu vc esta fazendo o mais indicado que lhe indique é um professor de educação física credenciado e vc terá sorte ainda se ele for corredor, pq ele te passará as séries certas, pois isso aconteceu comigo.
    Bom final de semana e bons treinos.

    Um abraço.

    JORGE CERQUEIRA
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. E aí Corredor, blz?

    Vou te dar uma dica. Apesar de vc malhar apenas 3x na semana, na sua planilha tem muitos exercícios para o mesmo grupo muscular (4 pra peito, 4 pra costas, etc.). Eu acho muito. Converse com seu instrutor sobre isso.

    Eu já malhei 3x na semana (o ideal seriam 4x) e eu fazia no máximo 2 exercícios pra cada grupo muscular e ajustava a ficha pra que trabalhasse cada grupo 2x na semana.

    Mais uma dica. Veja se ao longo dos 45 dias os exercícios não estão ficando "fáceis". Caso afirmativo, talvez seja melhor diminuir o tempo de ficha pra 30 dias.

    abs e bons treinos.

    ResponderExcluir
  3. Diego

    Eu corro maratonas e faço musculação para fortalecer os musculos. Como o Jorge faço 2 a 3 vezes por semana maximo pois o meu objetivo tambem e so fortalecer os musculos que ajuda muito no nosso desempenho nas corridas de larga distancia como a maratona.

    Voce deve fazer pesos leve e mais repetições. Se estar sendo acompanhado por um professional ainda melhor.

    Abraços e boa sorte.

    ResponderExcluir
  4. É isso aí Diego, a musculação é muito importante, pena que só me dei conta disso depois que tive a lesão por falta de fortalecimento.
    Você está no caminho certo e tenha certeza que isso irá te ajudar e muito nas provas.
    Um grande abraço e até mais.

    ResponderExcluir
  5. Amigo Diego,

    Pelo que tenho lido não é aconselhável demasiada musculação para corredores de fundo. Antes pelo contrário, pois os fundistas não necessitam de grandes massas musculares... que até atrapalham. Se reparar, os fundistas conceituados são magros e de pouca massa muscular. Já o mesmo não de poderá dizer para os corredores de velocidade.

    Com amizade
    José Alberto

    ResponderExcluir
  6. diego eu mesmo modifiquei meu jeito de correr com a musculação.

    também é certo que te dará mais confiança, haja vista que suportará, em tese, os trancos das passadas ao correr.

    do mais, parabéns pela iniciativa.

    valeu!

    nadais

    ResponderExcluir
  7. grato pela visita, e o que os colegas acima disseram assino em baixo, esta no caminho certo,,abc.Regis

    ResponderExcluir
  8. sou portugues espero nao ser regeitado neste blog como em muitos ja fui.
    em portugal nao partilham as experiencias.
    alguem me mande um plano de musculação com imagens so um pouco "gordinho" nao muito mas kero o meu corpo firme sera possivel?
    manuel_v.v@hotamil.com

    ResponderExcluir