terça-feira, 13 de outubro de 2009

Serra Dona Francisca - SC

No último sábado, realizei o meu primeiro passeio/treino longo de bike. Geralmente, neste dia costumo realizar o meu treino longo de corrida da semana, mas, como eu tinha uma prova na segunda, resolvi trocá-lo por um treino de bike, onde quase não há impacto, comparado à corrida.

Como o dia amanheceu nublado deixei para sair de casa um pouco mais tarde, as 8:30. O dia estava propício para esse tipo de atividade, o sol estava meio escondido e a temperatura era agradável. Após preparar a minha maquina fotográfica, minha mochila de hidratação, e verificar a bike, lá fui eu com destino ao Mirante da Serra Dona Francisca (na foto acima mais informações sobre a Serra).
Até então, nuca havia ido até o mirante, que fica a 35 km aqui de casa. Já tinha passado por lá algumas vezes de ônibus e achado o lugar muito bonito.



A ida...


A maior parte do trajeto de ida é relativamente fácil, com exceção é claro, da subida da Serra até o mirante, que são nada mais nada menos que 10 km de subida intensa.
Planejei realizar a ida no menor tempo possível, com o objetivo de substituir parcialmente o treino de corrida. Realizei a minha primeira parada ao chegar no pé da serra, comprei uma água, recarreguei o radiador, tirei algumas fotos e me preparar para os dez km de subida.







Em seguida, comecei a subir a Serra em direção ao Mirante. Coloquei a marcha mais leve que eu podia, mas, não foi fácil, a inclinação era muito acentuada, o mirante fica a 596 m de altitude, e o trajeto até lá é cheio de curvas. Para se ter uma idéia da força que tive que fazer para subir os 10 km pedalando, se eu subisse correndo talvez eu teria demorado menos para chegar no tão esperado mirante. Por outro lado, foi muito bom, durante toda a subida era possível escutar o som das águas do rio que costeia a rodovia descendo a Serra. E claro não tem nada melhor do que o convívio com a natureza.



Um pouco antes do mirante eu parei na Cascata Serra Dona Francisca e na Bica D'água, que ficam bem próximas do mirante.
`




Enfim, após 2h22min. conquistei o tão sonhado Mirante :







A volta (descida emocionante)...


Depois de ter ficado algum tempo admirando a vista do mirante e tirando algumas fotos é hora de voltar para casa.

Como era de se esperar, a volta seria mais rápida e com certeza mais emocionante, com muita adrenalina.
Isso porque, eu teria que descer 10 km de Serra com uma bike, como vocês podem ver na foto no começo desse relato bem simples e humilde. Daí a minha preocupação, no começo da descida passou de tudo pela minha cabeça, será que os freios vão dar conta de segura a magrela ,quando ela estiver a toda velocidade na descida, será que os carros e os caminhões vão me respeitar ao me verem a suas frentes, ....
Mas no fim deu tudo certo, foi uma descida sensacional, fiz os 10k em 14 min., velocidade média de quase 43 km/h. Cheguei a sentir o cheiro de queimado da borrachinha do freio. Parecia até que eu estava andando de moto, não dei uma só pedalada se quer nesse 10 km.

A volta foi realizada em 2 horas , com uma parada para o almoço, de uns 30 minutos. No total foram 4h22min. pedalando (os tempo das paradas não foram considerados).

Abaixo mais algumas fotos tiradas no trajeto de volta:











Para finalizar, acredito que esse tipo de treino/passeio lá uma vez ou outra, seja muito útil para nós corredores. Além de ser algo diferente daquilo que estamos acostumados a fazer, no que se refere a treinos, temos a oportunidade de conhecer novos lugares junto a natureza, viver um momento a mais de descontração longe da cidade. Assim como, podemos levar em consideração o fato de estar trabalhando regiões da musculatura da perna que geralmente não são trabalhadas na corrida, e ainda deixar um pouco a rotina dos treinos de corrida.



Um comentário:

  1. Que lugar maravilhoso.
    E que velocidade incrível vc conseguiu na descida heim amigo??
    Parabéns pelo relato.


    tutta
    ubiratã-pr.
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir